AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

A Avaliação Neuropsicológica é um método que busca, a partir do comportamento, investigar e dimensionar aspectos cognitivos como inteligência, linguagem (falada e escrita), leitura, memória, organização (visual e perceptual), planejamento, solução de problema, matemática, habilidades sociais, emoções e personalidade.

Este instrumento consiste em um conjunto de técnicas – entrevista e questionários, entre outros – e testes padronizados, que têm como objetivo principal identificar as dificuldades e potencialidades do indivíduo, determinando quais as funções cognitivas estão preservadas dentro dos limites da normalidade e quais apresentam algum comprometimento. Assim, pode-se optar pela estratégia terapêutica mais adequada para a reabilitação ou remediação do problema.

A Avaliação Neuropsicológica pode ser aplicada em indivíduos a partir de 05 anos de idade e abrange todas as faixas etárias, sendo recomendada nos seguintes casos:



•    Problemas relacionados ao Sistema Nervoso Central;
•    Dificuldades de aprendizagem;
•    Transtornos de desenvolvimento;
•    Distúrbios emocionais ou comportamentais;
•    Déficits de memória, cognitivo, motor, de linguagem falada e escrita, comportamentais, acadêmicos ou de personalidade;
•    Demências.

 


A criança em idade pré-escolar também pode e deve ser avaliada, sempre que for notada qualquer dificuldade na aquisição das capacidades esperadas para cada etapa de desenvolvimento, quer no aspecto motor, da linguagem ou comportamental. A identificação precoce de várias transtornos é fundamental para prevenir problemas e dificuldades maiores ao longo da vida.

Txai - Espaço de Ser
Clínica Terapêutica 

MACAÉ

Rua Antero Perlingeiro, 47
Centro - Macaé - RJ

Telefone: (22) 2765-5286