SAÚDE CAPILAR

Quando pensamos em mudar algo na nossa Vida, logo pensamos: vou mudar meu cabelo, vou cortar, vou pintar.
Porque o cabelo tem seus encantos e é expressão de personalidade! 
Compondo a moldura do rosto, os cabelos podem tanto elevar sua autoestima como a perda dele pode também acabar com sua vontade de sair de casa.

Ao longo do tempo, os cabelos vêm fascinando toda a humanidade, sendo esta a razão das quais inúmeros cosméticos e medicamentos foram criados para a manutenção, o embelezamento e o tratamento de sua perda.

Estudos mostram que os cuidados com seu cabelo devem começar pelo couro cabeludo, responsável pela saúde e crescimento dos fios.

Tratar cabelo não é simples, porque não se trata do cabelo, trata-se do Ser Humano. A saúde do cabelo reflete a harmonia dos órgãos e sistemas (psico-neuro-endócrino-imune) do nosso corpo.

O cabelo saudável é um cabelo em movimento que exprime fluidez e harmonia com seu Ser. Esse estado é somente alcançado quando não há desordens.

CICLO DE VIDA DOS CABELOS

O Ciclo capilar tem três fases distintas:

ANÁGENA (crescimento) – essa etapa dura em média de 2 a 6 anos e os fios crescem 1 cm por mês. Nessa fase o bulbo capilar está em plena atividade, as células da matriz do fio crescem, se dividem continuamente e o comprimento do fio vai aumentando.

CATÁGENA (repouso) – essa etapa dura em média 3 semanas. É a fase em que o folículo se prepara para entrar em descanso, o fio se desconecta da papila e a base do folículo começa a “subir” em direcão à superfície da pele.

TELÓGENA (queda) – essa etapa dura em média 3 meses. Agora o fio está pronto para cair, normalmente ele se solta do folículo quando o cabelo é lavado ou escovado, ou quando um novo fio começa a ser produzido e “empurra” o antigo para fora.

Vale ressaltar que cada fio de cabelo segue seu ciclo ou seja nem todos os fios estão passando pela mesma fase ao mesmo tempo. Imagina se todos os fios da cabeça entressem na fase telógena e caíssem juntos? Ficaríamos careca de tempos em tempo!

Normalmente uma pessoa tem cerca de 100 mil folículos no couro cabeludo, dos quais 80 a 90%, ou seja, a maioria se encontra na fase anágena.
 

Estima-se que todo mundo perca em torno de 100 fios de cabelo diariamente, é claro que esses números variam de acordo com a genética e as condições particulares de cada um. Vale lembrar que o normal é que para cada um fio que caia, outro novo já esteja em produção!!

CONSEQUÊNCIAS DE UM CICLO DE CRESCIMENTO CAPILAR ROMPIDO

As diferentes fases no ciclo de crescimento do cabelo podem ser rompidas por alguns motivos: genética, hormônios, estresse, saúde, medicamentos e alimentação.

A consequência de um ciclo capilar rompido é a redução da fase de crescimento e um prolongamento da fase de descanso, com isso a fase Telógena é antecipada, o que leva a mais cabelo caindo e uma repilação mais lenta.

DIFERENTES CAUSAS PARA QUEDA DE CABELO

GENÉTICA: A influência genética nos folículos capilares é a causa mais comum de queda de cabelos em ambos os sexos, havendo um afinamento dos cabelos e diminuição progressiva dos novos folículos.

ESTRESSE: Estresses agudos ou crônicos pode precipitar certas condiçoes de queda de cabelos e os sinais visíveis da queda frequentemente aparecem entre 4 e 16 semanas depois do evento gerador.

HORMÔNIOS: Muitas irregularidades hormonais podem levar a quebra no ciclo de crescimento do cabelo.
Em mulheres isso pode ser indicado por um ciclo menstrual irregular, Síndrome do Ovário Policístico, menopausa e/ou pós-parto.

MEDICAMENTOS: Iniciar ou terminar algumas medicações pode causar queda de cabelos em certas pessoas. Alguns dos mais comumentes reportados como causa para queda são: quimioterapia, antidepressivos, medicamentos para tireoide, comprimidos anticoncepcionais orais e medicamentos para colesterol.

SAÚDE: O Ciclo de crescimento do cabelo pode ser rompido como resultado de uma febre particularmente alta, certas condições autoimunes, problemas digestivos e infecções. Os fatos influenciadores mais relevantes nos cabelos são aqueles que ocorreram entre 4 a 16 semanas antes da queda de cabelos ser notada.

ALIMENTAÇÃO: Os cabelos requerem um suprimento regular de proteína, glicose e vitaminas para o crescimento ideal. A queda de cabelo mais comum relacionada à nutrição ocorre durante os regimes, visto que durante o mesmo, ocorrem mudanças metabólicas no corpo e deficiências de proteína.

ENTRE EM CONTATO
Txai - Espaço de Ser
Clínica Terapêutica 

MACAÉ

Rua Antero Perlingeiro, 47
Centro - Macaé - RJ

Telefone: (22) 2765-5286