Terapia Capilar

TERAPIA CAPILAR

A Terapia Capilar é um ramo dentro da Tricologia (Ciência que estuda a prevenção e tratamento de doenças do couro cabeludo e dos fios) ou seja, a Tricologia é a ciência que estuda os cabelos! Esses estudos não são recentes. Foram iniciados em 1902, na Inglaterra. Mas só agora vêm se popularizando no Brasil, chegando ao conhecimento dos pacientes.

A Terapia Capilar consiste em métodos de tratamento não invasivos de patologias do couro cabeludo como:

Alopecia Androgenética (Calvície masculina e feminina), Alopecias Cicatriciais, Alopecia Areata, Alopecia de Tração, Eflúvio Telógeno (queda volumosa de cabelo), Dermatites, Caspa, coceira e sensibilidade no couro cabeludo, Seborréia, Lúpus, Psoríase e alterações da haste capilar como pontas duplas, quebra, falta de brilho, fios enfraquecidos devido a processos químicos e transição capilar.

Oferecemos tratamento individualizado, com embasamento científico, unindo às nossas técnicas conceitos da Aromaterapia, Reflexologia, Cosméticos de alta performance, Eletroterapia, Laserterapia e Microagulhamento.

Diagnóstico Capilar

Por meio de uma anamnese detalhada e avaliação com o Tricoscópio no couro cabeludo e fios, o Tricologista poderá definir quais procedimentos dentro da Terapia Capilar serão adequadas as necessidades específicas de cada cliente/paciente.

O Tricoscópio é um tipo de câmera de alta resolução que permite uma observação minuciosa do couro cabeludo e fios em imagens com aumentos de 20 a 40 vezes com luz polarizada e não polarizada.

 

Assim, é possível avaliar sinais de inflamação, descamação, características da microcirculação sanguínea e da estrutura da haste capilar em detalhes.

É muito importante enfatizar a importância de procurar por atendimento especializado para um diagnóstico correto antes da queixa capilar progredir, tornando o tratamento mais eficaz em estágios iniciais.

Tratamentos

Laserterapia

Laser diodo de baixa potência que age ativando e prolongando a fase anágena. (fase de crescimento capilar), promovendo vasodilatação, aumentando o fluxo de oxigênio e o aporte de nutrientes ao bulbo capilar.

Auxilia através do estímulo da molécula de energia das células, resultando num aumento da multiplicação celular na raiz do cabelo, aumentando a velocidade de crescimento dos fios e a espessura capilar.

Ilib

Laser diodo de baixa potência que age ativando e prolongando a fase anágena. (fase de crescimento capilar), promovendo vasodilatação, A técnica do ILIB consiste na aplicação transcutânea contínua direta de laser terapêutico na região da artéria radial para combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.

Led

O Led azul é uma das ferramentas utilizadas na terapia capilar para Potencializar ativos fotossensíveis, estimular a região do bulge liberando células tronco e promover a hidratação do couro cabeludo.

Ozonioterapia

É indicado para pessoas que sofrem de seborreia ou em ocasiões em que se busque um efeito bactericida ou antisséptico sobre o couro cabeludo. Tem ação emoliente, contribuindo também para a hidratação da haste capilar.

Corrente de Alta Frequência

Produzida por um equipamento específico, é usada no tratamento com um eletrodo apropriado para cada tipo de cabelo, agindo no couro cabeludo como germicida e vasodilatadora.

Corrente Galvânica

Aplicada após a corrente de alta freqüência, que prepara o couro cabeludo dilatando seus folículos. É uma corrente contínua, reduzida a miliamperagem, que associada a produtos, faz com que os agentes ativos penetrem pelos folículos pilosos e atuem diretamente na raiz dos cabelos.

Aromaterapia

A Aromaterapia é a arte e ciência milenar de se utilizar aromas em forma de óleos essenciais para cuidar da saúde física, mental e da beleza. Cada óleo possui propriedades específicas que além de influenciar no humor no corpo e na mente, pode estimular ou relaxar músculos, melhorar o sistema linfático, ajudar o sistema respiratório e auxiliar em terapias diversas como o tratamento capilar.

Existem diversos óleos essenciais utilizados em terapia capilar com propriedades anti-sépticas, bactericidas, fungicidas antiinflamatórias dentre outras. Os mais comumente utilizados são os seguintes: Tea Tree, Cedro , Bergamota, Alecrim e Lavanda Francesa. Cada um destes óleos possui propriedades diversas como por exemplo reduzir a oleosidade excessiva do couro cabeludo, tratar de dermatites, tratar da queda capilar e da psoríase dentre outras afecções do couro cabeludo.

Geoterapia (Terapia com Argila)

A argila é um material natural, composto por partículas extremamente pequenas de silicato minimizado ou silicato de alumínio (minerais contidos nas rochas) e diversos oligoelementos ( elementos químicos essenciais para os seres vivos), entre os minerais encontrados se destaca o silício, o segundo mineral mais abundante na natureza. As argilas devem ter cores naturais, com propriedades específicas conforme a tonalidade e com as diversas indicações.

Objetivo da Argiloterapia: Promover uma desintoxicação capilar com higienização profunda do couro cabeludo, auxiliando na remoção de toxinas e metais pesados, estimulando e fortalecendo o bulbo.

Peeling Capilar

O peeling capilar é um método esfoliativo em que usamos um shampoo com microesferas. O shampoo é friccionado no couro cabeludo, associado a uma massagem, para remover impurezas e células mortas. Isso deixa o ambiente mais limpo e a circulação mais ativa, promovendo mais saúde no crescimento dos fios.

Microagulhamento

A técnica de microagulhamento consiste na utilização de diversas agulhas muito pequenas, que agem na pele, para estimular o colágeno ou os fatores de crescimento que compõem as plaquetas presentes no sangue. Ele é indicado para proporcionar a multiplicação dos fios capilares em pacientes que enfrentam problemas como calvície ou rarefação capilar.

A microperfuração superficial do couro cabeludo gera sangramento na região. Ao coagular, esse sangue, que é formado por plaquetas que possuem fatores de crescimento, passa a estimular o nascimento de novos fios de cabelo. Além disso, essa microinjúria no couro cabeludo estimula o processo de cicatrização e a formação de colágeno tipo XVII. hoje sabemos que o colágeno tipo XVII é importante para aumentar a sobrevida do folículo piloso e consequentemente o tamanho e a espessura final do fio de cabelo.

Dino-Lite: Videodermatoscopia

Microscópio digital que realiza a tricoscopia de forma simples e não invasiva. Permite a análise do couro cabeludo e do fio em imagens com aumentos de 20 e 40 vezes com luz polarizada e não polarizada. Assim, é possível avaliar sinais de inflamação, descamação, características da microcirculação sanguínea e da estrutura da haste capilar em detalhes.

ENTRE EM CONTATO
Txai - Espaço de Ser
Clínica Terapêutica 

MACAÉ

Rua Antero Perlingeiro, 47
Centro - Macaé - RJ

Telefone: (22) 2765-5286